sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Salesianas: Rumo aos 140 anos de fundação do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora

Mensagem da Madre por ocasião da abertura do ano 140º de fundação do Instituto

Mensagem da Madre por ocasião da abertura do ano 140º de fundação do Instituto
Era um dia aparentemente como os outros, aquele 5 de agosto de 1872, quando 15 jovens se consagraram ao Senhor dando vida ao Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora. Para selar aquela aliança de amor estavam presentes Dom Bosco, Dom Pestarino e Mons. Sciandra. Aquele primeiro sim foi fecundo no tempo para outros sim . Mornese, que era uma aldeia de nada, tornou-se o coração vibrante das FMA, a direção para a qual olhar, a fonte onde renovar continuamente o espírito para conservá-lo vivo e genuíno.


Naquele dia, queridas irmãs, espalhava-se pelo ar um perfume especial: era o nardo que, triturado, difundia os seus aromas. Ao nardo Dom Bosco havia comparado a vida daquelas jovens esposas de Jesus que eram as FMA: quanto mais triturado, tanto mais suave e tonificante é o seu odor. 



Assim, o nosso Fundador identificava uma virtude que devia compor a bagagem espiritual das FMA e caracterizar de modo especial a vida da Cofundadora, Santa Maria Domingas Mazzarello. 



A humildade, sublinhada também na bula de canonização de 1951, é o segredo da sua fecundidade espiritual, da eficácia do seu testemunho, da confiança incondicional em Maria Auxiliadora, da obediência na fé. 



Ela, a primeira pedra do monumento vivo de gratidão a Nossa Senhora querido por Dom Bosco, 140 anos após o nascimento do Instituto ensina-nos a manter o nosso marco bem polido para que se evidenciem as cores originais do carisma, enriquecido pelos matizes e reflexos do contexto atual. 



Maria Domingas: humilde, libertada interiormente e orientada para o Essencial, era mulher de uma só palavra. Reta e coerente, é capaz de falar também para nós, hoje. 



Sinal do amor preveniente de Deus para com as irmãs e as jovens do seu tempo, torna-se sinal também para nós, seta que indica para ir além, sinal que remete a uma plenitude.

Clique aqui para ler Mensagem da Madre Geral das Filhas de Maria Auxiliadora - Salesianas de Dom Bosco.

Conheça também o site das FMA clicando aqui.

Fonte: Site das Filhas de Maria Auxiliadora.

Nenhum comentário: