27/8/2009 - Ruanda: Outro salesiano em caminho dos altares?
(ANS – Butare) O Padre René-Marie Picron (Bruxelles, 1906 – Butare, 1991) poderia ser o próximo salesiano proposto como Servo de Deus. Em palavras do Postulador Geral, P. Enrico dal Covolo, «é a pessoa que na África Salesiana goza, hoje, de fama de santidade».
O P. Enrico dal Covolo tem visitado vários países de África, nomeadamente, Angola, Congo, África do Sul, Quénia, Tanzânia, Ruanda e Uganda. Durante dois meses, tem predicado retiros espirituais aos Salesianos e às Filhas de Maria Auxiliadora, e vários encontros nas casas de Formação. Tem ilustrado amplamente o tema da «Santidade Salesiana», animando a todos a percorrer este caminho de perfeição a todos os membros da Família Salesiana.
Uma série de circunstancias providencias, colocam o tema da Santidade, numa actualidade superior, especialmente para África: a 2º Assembleia Extraordinária do Sínodo dos Bispos para a Igreja em África (Outubro 2009), os 150º Aniversário da Fundação da Congregação Salesiana, o ano especial dedicado a Dom Rua, Primeiro Sucessor de Dom Bosco, os preparativos para o 2º Centenário do nascimento de Dom Bosco, com a peregrinação das relíquias do nosso Fundador e o próximo Centenário da presença salesiana em África (2011). Estes motivos fazem propícia a ocasião para propor na Família Salesiana um novo modelo de santidade.
O Padre Picron foi, sobretudo, um grande missionário. Depois de ter feito os estudos na Escola Salesiana de Ixells e de Liegi (Bélgica), entrou na Congregação Salesiana, emitindo os primeiros votos no 29 de Agosto de 1924. No 1933 foi ordenado sacerdote en Gran-Halleux, sempre na Bélgica. Imediatamente depois, partiu para o Congo.
Foi pároco em Kafubu, a poucos kilómetros de Lubumbachi. Foi Superior Delegado do Congo e Inspector da Bélgica entre 1952 e 1959, quando Bélgica Norte, Bélgica Sul, Congo, Ruanda e Burundi formavam uma única Inspectoría Salesiana. Foi, então, o P. Pricon que promoveu com força a «independência religiosa do Congo». Assim, criou-se em 1959, a Província da África Central. O p. Pricon ficou nessa Província, como Mestre de noviços, professor, confessor, director espiritual, delegado dos Ex-alunos, mestre de música e animador de numerosas actividades missionárias por mais de 1º anos.
Quando, a partir de 1972, a saúde começou a diminuir, retirou-se na casa de formação de Butare, Ruanda, onde continuou até a sua morte nas actividades de confessor e director espiritual. O seu corpo repousa no jardim do noviciado de Butare. Muitos salesianos estão prontos a testemunhar a sua santidade, e também as irmãs de Madre Bernardita, com quem trabalhou estreitamente.
Agora começa o processo, a partir da apresentação e dos inquéritos do P. Inspector, P. Gabriele Ngendakuriyo, levando o pedido ao Reitor Mor e seu Conselho e assim introduzir oficialmente a causa da santidade.
Publicado no 27/08/09
Conferir ANS: clique aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário