quarta-feira, 11 de agosto de 2010

ENTREVISTA com JEAN DAVI FRAINER sobre a MISSÃO JOVEM 2010

No último mês de Julho aconteceu na Paróquia Santo Antônio de Joinville, SC a Missão Jovem Diocesana. Uma proposta da Setor Juventude da Diocese São Francisco Xavier de Joinville, SC.

A nossa entrevista de hoje é com o coordenador da Missão Jovem 2010, Jean Davi Frainer, 23 anos, assessor do Setor Juventude e da Articulação da Juventude Salesiana de Joinville.

BLOG do BELOTTO: O que é a missão jovem? Como começou a ideia?

O projeto Missão Jovem, inspirado pelo lema “temos mil razões para viver”, nasceu da necessidade de anunciar o evangelho para todas as pessoas e tem por objetivo oportunizar aos jovens e adolescentes uma experiência de Deus em meio ao povo. A partir dessa vivência, a juventude é convidada a se tornar protagonista da própria história e a se comprometer na luta pela transformação da sociedade e da igreja.
Esta será a 2ª Missão Diocesana, e como é uma construção entre Articulação da Juventude Salesiana da Paróquia Santo Antônio e da Pastoral da Juventude da Diocese de Joinville foi inspirada em três projetos missionários. A primeira inspiração foi a Missão Jovem das Pastorais da Juventude do Regional Sul IV, realizada em maio de 2008 na Paróquia Cristo Ressuscitado, em Joinville. Participaram mais de 350 jovens de toda Santa Catarina. A segunda foi o Projeto Juvenil Missionário da AJS inspetorial, ocorrido em janeiro de 2009 na cidade de Guarapuava. Eram 10 jovens dos três estados do sul do Brasil que já haviam feito a Escola de Oração e a missão passou a ser uma ação de continuidade da escola. A terceira inspiração foi a 1ª Missão Jovem diocesana, realizada em junho de 2009 em Jaraguá do Sul, na Paróquia São Judas Tadeu, reunindo cerca de 200 jovens.

BLOG do BELOTTO: Como foi a pré-missão?
Como o termo mesmo sugere é o momento de "preparação" do projeto: foram realizadas formações com missionários, divulgação para comunidades e preparação das famílias. Iniciamos essa fase oficialmente em 14 de junho de 2009 e terminamos no dia 13 de julho de 2010 (e diga-se de passegem que foi bem intensa, pois preparamos materiais, estivemos em todos os CPPs, demos formações em todas comarcas que inscreveram jovens, etc...)

Jean é o primeiro à esquerda (abaixado)

BLOG do BELOTTO: Como foi a missão?

Foi o momento no qual vivemos com intensidade toda a programação preparada e o ponto alto foram as celebrações e as visitações às famílias para benção e pesquisa. Também realizamos encontros com grupos e pastorais para animar a caminhada local. ESCREVI UM DEPOIMENTO QUE RELATA MELHOR MEUS SENTIMENTOS:

Quem já sentiu a alegria de ter um sonho realizado compreenderá nosso sentimento.
Com a Missão Jovem nos sentimos mais Igreja e passamos a compreender o significado de ser comunidade. Também foi a oportunidade para mostrarmos como é belo o rosto que a juventude quer imprimir na Igreja. Um jeito alegre, cheio de esperança e dinâmico que contagia a todos para viverem e disseminarem os valores do Reino de Deus.
Sem dúvida alguma, afirmo que todos os que se permitiram fazer a experiência missionária e acreditaram no nosso protagonismo juvenil, sairam revitalizados e passaram a depositar suas esperanças nos jovens como presente e futuro da igreja e da sociedade. Àqueles que ainda não percebem na juventude um potencial de mudança e renovação, sugiro que olhem para a história e se inspirem em São João Bosco, que foi um homem chamado por Deus para dedicar sua vida em favor da promoção dos jovens menos favorecidos. Se Dom Bosco fez história foi porque tinha fé em Jesus Cristo (e fez tudo em seu nome) e porque lutou para transformar seus sonhos em realidade, sem medo das adversidades e de quem não o compreendesse....



Parabéns aos jovens missionários, pela determinação, coragem, animação e maturidade. Vocês mostraram que têm mais de 1000 razões para viver!!! Parabéns aos religiosos e seminaristas que participaram, vocês foram Dom Bosco e Mazzarello no meio dos jovens. Suas presenças foram a melhor e mais eficaz forma de animar as vocações. Jamais esqueçam de que a juventude precisa de testemunhos, de exemplos práticos e não somente de teorias! Parabéns a comunidade salesiana de Joinville por toda abertura e apoio efetivo. Parabéns aos líderes missionários pelo compromisso com a causa e por terem vestido a camisa do projeto, fazendo com que tudo corresse bem nas cinco comunidades. Parabéns a todas as lideranças das comunidades, vocês se permitiram e o milagre aconteceu... Parabéns a Pastoral da Juventude que nos inspirou, orientou e foi presença importantíssima no projeto.



Com Missão Jovem, Festa das Tendas e Fejuc, podemos ter certeza de que a história salesiana em Joinville, passou a mudar. É impossível continuar sendo os mesmos depois de um fato tão intenso de encontro e anúncio do Cristo Ressuscitado!!! Somos mais Paróquia Santo Antônio, somos mais Centro Educacional Dom Bosco, somos mais Salesianos em Joinville.

BLOG do BELOTTO: Quais os frutos imediatos colhidos?

Um autêntico e homegêneo sentimento de ser comunidade, de ser Paróquia Santo Antônio. As pastorais tiveram que arregaçar as mangas. Todos se envolveram. O projeto não deixou ninguém de fora, por isso o sabor da vitória é tão bom. Nos sentimos mais igreja, mais irmãos. Afirmo com convicção de que todos os quatro CPCs estão mais animados (quatro, porque a Comunidade São Francisco foi elevada à Paróquia Universitária), também senti que a Missão mexeu com a comunidade salesiana local, que elogiou o projeto, se fez presente e ao final de tudo disse que foi revigorante ver os jovens evangelizando e encabeçando tal atividade. A Missão Jovem também foi um belo projeto de animação vocacional, alguns jovens e algumas jovens se interessaram pela vida religiosa e estão procurando acompanhamento e direção para discernirem seus projetos de vida. A presença dos SDB, FMA e Diocesanos foi fundamental. Nada melhor do que o testemunho e presença para sensibilizar os jovens a pensarem também nessa proposta de vida . Só discursos e encontros esporádicos não bastam. Outro fruto imediato pode se perceber na caminhada dos grupos da AJS que estiveram bem envolvidos. Mais da metade dos missionários eram da AJS da Paróquia. Esses jovens estão muito contagiados e passaram a se comprometer mais com seus grupos e demais pastorais nas comunidades. Enfim, a Missão Jovem serviu para "sacudir" e "acordar". Quem sabe nascerão novas comunidades?? Vamos ver... Espero que seja o início de uma nova vida de Paróquia e de AJS, ainda mais VIVA!!!

BLOG do BELOTTO: Qual foi a participação da AJS da Paróquia Santo Antônio? Se fosse dar uma nota para a missão qual seria?

Como citei acima, todos os grupos de Joinville, todos os coordenadores, todos os assessores, todos os articuladores e muitos jovens da paróquia Santo Antônio envolvidos. A gente só não dá 10, porque 9,5 estimula a fazer melhor na próxima (risos)






Video com alguns dos melhores momentos da Missão Jovem 2010:


Se você quiser saber um pouco mais, ter acesso a fotos, videos e material utilizado na missão acesse os links abaixo e confira tudo!
Notícias relacionadas:

Um comentário:

Anônimo disse...

A seu pedido, eu verifiquei as novidades de seu Blog. A entrevista com o jovem Jean Davi Frainer foi muito positiva e ao mesmo tempo apelativa. Ela, com toda certeza, tem a intenção de despertar em muitos jovens o potencial e o protagonismo que cada um traz consigo.
É bonito ver, que mesmo em meio a tantas situações adversas ao Projeto de Jesus e de Dom Bosco, muitos jovens ainda fazem ótimas escolhas. Realmente isso nos mostra que Jesus Cristo jamais poderá ser compreendido como um fato histórico e que o mesmo não tem nada a nos oferecer de novo.
As músicas foram muito sugestiva, num tom bem juvenil. Destaco também é o sentido de unidade com a Igreja local, isso demonstra que na ardua tarefa de evangelizar somos todos protagonistas com um único objetivo: tornar conhecido a pessoa de Jesus e o seu evangelho. Gostei também das vestes dos coroinhas, da aminação do povo e dos jovens.
Parabéns! E toda vez que colocar novidades comunique.
Um abraço em Dom Bosco.
Edson C. Colman,sdb