terça-feira, 24 de maio de 2011

Magnificat: um hino de libertação

"Meu coração louva o Senhor
Meu ser aspira por seu amor
Todo o universo grita por Ele em dores de parto.

Minha alma dança de alegria
Como as chamas coloridas da fogueira junina.
Ele armou sua tenda no chão da minha vida.
De agora em diante todos vão me dizer:

"Ai de ti não podem mais fazer mal,
tuas mãos têm a firmeza do guerreiro
teu rosto convida às núpcias do sol."

O Deus Poderoso fez por mim e em mim
Coisas que ultrapassam o sentido das palavras
E só o amor sabe dizer sem poder entender.

O nome do Senhor é Santo
É Maria, é Severino, É José
É a natureza envaidecida de beleza.

A sua bondade manifesta-se nos acontecimentos
Resplandece em cada gesto de justiça.
Estende a Sua mão forte
Zomba dos planos dos orgulhosos
Como quem ri das ameaças de morte.

Derruba do poder os ditadores
E eleva as classes populares
Liberta a História de seus rufiões.

Oferece os bens da terra a quem produz
Despede os ricos como eles despediam os pobres
Estende sobre todos o fio de prumo.

Ele cumpre o pacto firmado em Jesus Cristo
Caminha com seu povo e sua Igreja
Retirante solidário a caminho de Seu Reino.

O Senhor testemunha a Sua fidelidade
Desde Abraão até hoje
Aos que esperam contra toda esperança."

(Releitura de Lc 1, 46-55 por Frei Beto)

Nenhum comentário: