Na distância de um mês para as próximas eleições, se faz importante revermos os nossos conceitos para que possamos votar bem e darmos uma boa contribuição, como cidadãos conscientes, para a transformação das nossas cidades.
Não podemos desprezar o poder que temos por meio de nosso voto de elegermos aqueles que, de fato, acreditamos ter condições para serem bons prefeitos e bons vereadores para o lugar onde vivemos.
Mas para fazer valer o nosso povo, é muito importante conhecer o SISTEMA ELEITORAL BRASILEIRO, e entender como os nossos votos são computados e assim contarem para a eleição dos candidatos.
Por isso, hoje vamos começar uma série de postagens para nos prepararmos bem para a escolha de nossos candidatos. Este primeiro vídeo mostra como um candidato atinge a quantidade de votos necessária para ser eleito. Explica inclusive o famoso "coeficiente eleitoral" que pode fazer, por exemplo, que um voto debochado em um candidato irreverente, faça com que outros candidatos, desconhecidos e com poucos votos, sejam eleitos - em detrimento a outros com maior quantidade de votos.
Vale a pena assistir até o final e acompanhar esta série.
Fonte: Blog do Glauco
Nenhum comentário:
Postar um comentário