segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

A JUVENTUDE LEVANTA A SUA BANDEIRA


Neste ano de 2007 a Juventude brasileira viveu um momento histórico: As Conferências de Políticas Públicas de Juventude. O Presidente da República, no uso de suas atribuições, convocou a 1ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude e assim as conferências municipais, regionais e estaduais. Os temas geradores foram 1) Juventude: Democracia, Participação e Desenvolvimento Nacional; 2) Parâmetros e Diretrizes da Política Nacional de Juventude, e 3) Desafios e Prioridades para as Políticas Públicas de Juventude. Desses temas principais desmembraram-se outros dozes temas: Família; Educação; Esporte, Lazer e Tempo Livre; Cultura e Juventude; Trabalho; Cidade e Juventude; Meio Ambiente e Pacto Geracional; Política, Democracia e Participação; Mídia e a Imagem do Jovem; Sexualidade e Qualidade de Vida; Drogas e Juventude; Direitos, Discriminação e Violência.

A Conferência é uma das coisas boas que estão acontecendo em nosso país e que muitas vezes são anestesiadas pelas mais variadas e tristes notícias. Dentre estas destacamos a constante e massiva informação acerca da corrupção de nossos representantes políticos. O que tem seu valor para sabermos quem são realmente aqueles em quem votamos; contudo, ao mesmo tempo vemos ser dita “nas entre linhas” que “tudo será sempre assim”, “nada muda mesmo”, entre outras expressões que nos podem acomodar diante das injustiças.

Em certos rincões do nosso país existem pessoas que, infelizmente, já se acostumaram com a violência, seu estado de pobreza, com o jeitinho brasileiro. Estamos anestesiados pela maldade existente no mundo e em muitas circunstâncias esta é para nós a única realidade existente, pois nem mesmo os filmes atuais nos privam desta visão de mundo. Como conseqüência, podemos ter uma sociedade que não se crê mais capaz da mudança, de uma revitalização dos valores fundamentais e que cai no negativismo, comodismo, hedonismo, consumismo, e tantos outros “ismos” negativos e contrários a dignidade humana.

Em Itajaí, Santa Catarina, no dia 1º de Dezembro deste ano aconteceu a Primeira Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude, que fora antecedida por 20 Pré-Conferências realizadas em Escolas públicas e particulares; grupos de jovens de Igrejas diversas e outros grupos juvenis informais (Hip-Hop, Rap, Surf, entre outros), além de ter acontecido também em entidade assistenciais, sem fins lucrativos e ONG’s. Ao todo participaram aproximadamente 500 jovens nas pré-conferências; sendo que no dia 1º foram cerca de 150 jovens participantes. Foi muito animador ver jovens discutindo suas problemáticas e buscando soluções. Levantando sua bandeira. Ao mesmo tempo se percebia o que relatamos acima: uma falta de esperança, um conformismo com o mundo do jeito que esta como se não houvesse mais como mudá-lo e torná-lo melhor.

Mas vale ressaltar que a Conferência é um passo importante na mudança de mentalidade e para uma mudança na realidade social que nos cerca. Todos somos influenciados pelos valores negativos da pós-modernidade; mas existem valores positivos que podem transformar o mundo. Vençamos principalmente o individualismo, que nos torna egocêntricos; e conquistemos a nossa individualidade, somos únicos, mas somos um ser-com-os-outros; sem que percamos de vista a nossa coletividade, que nos torna irmãos e nos une na diversidade, sem cairmos no coletivismo, que nos tira a nossa liberdade e nos uniformiza. Também aconteceu, promovida pela Secretaria Regional de Itajaí, a Conferência Regional, no dia 07 de dezembro.

Esta, contudo, devido a um descaso do Governo do Estado, ou ao menos de sua Regional, não teve a participação de 8 dos 11 municípios desta região, e dos três participantes poucos representantes compareceram, pois a comunicação chegou apenas à véspera da realização do evento. O que nos entristece, pois sabemos da importância deste espaço para juventude manifestar suas idéias e fazer a diferença. Neste caso, falhou-se com a juventude. A Conferência Estadual de Política Públicas de Juventude irá acontecer em março de 2008, vamos nos mobilizar para que este espaço seja realmente um momento de levantar as nossas bandeiras e lutar pelo bem da juventude de nosso país.

Você jovem, nós jovens, podemos fazer a história e levar o nosso país a ser um lugar onde “nossos bosques tenham mais vida”. Nós jovens precisamos ter a consciência de que somos o presente desta nação e que só teremos um futuro, se tivermos coragem de lutar com “braço forte” pela verdadeira liberdade, conquistando nossos direitos que só se realizarão plena e democraticamente no cumprimento livre e patriótico dos nossos deveres de cidadãos e cidadãs. Mais informações sobre as Conferências no site: http://www.juventude.gov.br/ Por Dirceu Fernando Belotto, Comissão Organizadora da Primeira Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude de Itajaí, Santa Catarina

Nenhum comentário: