sexta-feira, 20 de agosto de 2010

São Pio X patrono da Inspetoria Salesiana de Porto Alegre


PIO X: patrono da Inspetoria Salesiana de Porto Alegre

Amanhã a Inspetoria Salesiana São Pio X, de Porto Alegre, celebra o seu santo patrono. Este ano a Inspetoria S. Pio X completerá 52 anos de fundação.

Foi criada inicialmente como Visitadoria de Rio do Sul no dia 24 de outubro de 1958. Sendo assim desmembrada da Inspetoria de São Paulo, por decisão pessoal do P. Renato Ziggiotti, Reitor-Mor, que pouco antes visitara os estados do sul e sentira a real situação de isolamento em que aí vivia a obra salesiana. No dia 29 de setembro de 1958 o P. Alfredo Bortolini, diretor do Ginásio São Paulo de Ascurra é nomeado superior da nova Visitadoria e no dia 23 de novembro ela é instalada oficialmente no Colégio Dom Bosco de Rio do Sul.

O Reitor-Mor, P. Renato Ziggiotti, quis que São Pio X fosse escolhido como patrono da Inspetoria de Porto Alegre por sua dedicação à Catequese (foi o Papa que permitiu que as crianças pudessem receber a Eucaristia diariamente), também pela amizade que teve com Dom Bosco sendo cooperador nos primeiros tempos da Congregação Salesiana.


PIO X: uma breve biografia
José Melchior Sarto (Pio X) nasceu em Riese, na região de Veneza em 1835. Depois de ter desempenhado santamente o ministério sacerdotal, foi sucessivamente bispo de Mântua(1884), patriarca de Veneza(1893) e foi eleito Papa em 1903.

Com sua permanente autodefinição: "um pobre vigário da roça", José Sarto percorreu com simplicidade o caminho que o Espírito Santo traçou da responsabilidade de vigário de uma pequena aldeia até o Papado. Tomando o nome de Pio X, chamava a atenção pela modéstia e pobreza que o possibilitava à vivência da sua idéia-força: "Restaurar todas as coisas em Cristo". Ideal que de fato orientou a sua ação pontifícia, na simplicidade de espírito, pobreza e fortaleza, dando assim um novo incremento à vida cristã na Igreja.


São Pio X foi Papa de 1903 a 1914. Ocupado com a pastoral, São Pio X realizou reformas na liturgia, favoreceu a comunhão diária e a comunhão das crianças, sendo que no campo doutrinal rebateu por amor à Verdade o relativismo moderno. Sorridente, pai e pastor, São Pio X entrou no Céu com 79 anos, deixando para a Igreja o seu testemunho de pobreza, pois conta-se o fato, tomou dinheiro emprestado para comprar as passagens de ida e volta rumo ao conclave que o teria escolhido Papa.

Morreu no dia 20 de agosto de 1914. A sua lembrança, contudo, se faz no dia 21 de Agosto.

Uma curiosidade

Curiosamente o dia 21 de agosto é também o dia em que nasceu São Francisco de Sales (1567)  no castelo de Sales. Nasceu prematuro (7 meses) e dirá, mais tarde: "Nasci antes do tempo normal, porque tinha muita pressa para começar a amar e louvar a Deus". A Igreja lembra São Francisco de Sales no dia 24 de janeiro. É o padroeiro dos jornalistas e da imprensa escrita.

Mais sobre a Inspetoria Salesiana de Porto Alegre acesse: www.dombosco.net

Nenhum comentário: