Papa assiste à apresentação de dança de crianças ciganas, durante audiência na Sala Paulo VI (Vaticano) |
O Papa Bento XVI recebeu em audiência milhares de ciganos europeus das etnias Zingari e Rom na manhã deste sábado, 11, na Sala Paulo VI, no Vaticano. O encontro foi promovido pelo Pontifício Conselho da Pastoral para os Migrantes e Itinerantes no marco do 75° aniversário do martírio e do 150° do nascimento do Beato Zeferino Giménez Malla (1861-1936), cigano de origem espanhola.
"O Servo de Deus Paulo VI dirigiu aos Ciganos, em 1965, estas inesquecíveis palavras: 'Vós, na Igreja, não estais às margens, mas, sob certos aspectos, estais no centro, estais no coração. Vós estais no coração da Igreja'. Também eu repito hoje com afeto: vós estais no coração da Igreja! Sois uma amada porção do Povo de Deus peregrino. [...] A Igreja caminha convosco e vos convida a viver segundo os compromissos exigentes do Evangelho, confiando na força de Cristo, rumo a um futuro melhor", salientou.
O Pontífice recordou que o povo cigano deu à Igreja o Beato Zeferino, cuja profunda religiosidade encontrava expressão na participação cotidiana na Santa Missa e na oração do Rosário. Foi propriamente esse, que mantinha sempre em mãos, a causa de seu martírio durante a Guerra Civil Espanhola, motivo pelo qual Zeferino é um autêntico "mártir do Rosário".
"Hoje, o beato Zeferino vos convida a seguir o seu exemplo e vos indica o caminho: a dedicação à oração e em particular ao Rosário, o amor pela Eucaristia e pelos outros Sacramentos, a observância dos mandamentos, a honestidade, a caridade e a generosidade pelo próximo, especialmente pelos pobres; isso vos tornará fortes frente ao risco de que as seitas ou outros grupos coloquem em perigo a vossa comunhão com a Igreja", afirmou.
Fonte: Canção Nova.
Veja também o testemunho de um jovem cigano salesiano clicando aqui.
Para conhecer a Pastoral do Nômades no Brasil
clicando na figura abaixo:
clicando na figura abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário