terça-feira, 16 de agosto de 2011

À espera do aniversário de Dom Bosco



(Roma) – Dia 16 de agosto é o aniversário do nascimento de  Dom Bosco. Este ano o acontecimento  marcará a abertura da caminhada em preparação  da celebração do bicentenário do nascimento de Dom Bosco (1815 – 2015) proposto pelo Reitor Mor, Pe. Pascual Chávez, aos Salesianos, e não somente, na carta de 31 de janeiro passado. 

A abertura oficial será no Colle Don Bosco, localidade onde a aurora do dia 16 de agosto, no sítio Biglione, nasceu de Francisco Bosco e Margarida Occhiena o pequeno João Melquior
No dia 16 de manhã, por volta das 10,45 (GMT+2), o Reitor Mor, pe. Pascual Chávez, presidirá à Eucaristia. A celebração iniciará com um momento de oração e reflexão junto à relíquia do santo, conservada atrás do altar mor, na cripta da basílica.Nesta área, sobreposta à planimetria, surgia o sítio Biglione onde Francisco Bosco e sua família se alojavam até a alguns meses depois da prematura morte do chefe da família, mudando-se depois para o sítio dos Becchi, que Dom Bosco reconhecia como “A minha casa”. Biglione foi demolida depois para dar lugar a uma construção do grande templo, hoje a basílica.

Da cripta sairá depois uma procissão até a parte superior da basílica, onde haverá a celebração eucarística presidida pelo IX sucessor de Dom Bosco. Depois da homilia, os pais do salesianos do Piemonte, membros da Associação Mamãe Margarida, farão a sua consagração a Maria Auxiliadora e no fim da celebração, os salesianos presente renovarão a própria profissão.

Às celebrações estarão presentes representações de vários grupos da Família Salesiana do norte da Itália, de modo particular os Inspetores do Piemonte e Vale d’Aosta, pe. Stefano Martoglio, da Itália Lombardo Emiliana, pe. Agostino Sosio, da Itália Nordeste, pe. Eugênio Riva , e da Circunscrição especial Itália Central, pe. Alberto Lorenzelli.

Nenhum comentário: