A exortação apostólica pós-sinodal Verbum Domini (VD) do Santo Padre Bento XVI sobre a "Palavra de Deus (do Senhor)" a partir do n. 64 traz algumas sugestões e propostas concretas para a animação litúrgica. Uma delas refere-se às Celebrações da Palavra de Deus (VD, n. 65). O papa pede para que se difunda nas comunidades momentos de celebração da Palavra, pois são momentos privilegiados de encontro com o Senhor. Bem, como são vivamente recomendadas "nas comunidades onde não é possível, por causa da escassez de sacerdotes, celebrar o Sacrifício Eucarísticos nos dias festivos de preceito." (Cf. também a exortação apostólica pós-sinodal Sacramentum caritatis, n. 75 sobre as assembleias dominicais na ausência do sacerdote). Nesse sentido trazemos o resumo de um capítulo do livro O mistério celebrado: memória e compromisso II (cf. nota) e ao final uma proposta de Celebração da Palavra para comunidades onde nem sempre há presença do sacerdote ou mesmo para grupos juvenis.
Celebração Dominical da Palavra[1]
O texto começa com a constatação de
que no Brasil mais de 70% das comunidades que costumam reunir-se aos domingos
não celebram a eucaristia e, na maioria das vezes são comunidades vivas. Isso
gera o questionamento: como se pode solucionar este problema?
Bust apela para a antiga tradição:
quem preside a comunidade, também preside a eucaristia. Assim, cada comunidade
deveria dispor nos ministérios de que necessita para a sua vida pastoral
“cotidiana” e que os ministros deveriam ser da própria comunidade. Essa, porém,
não é a realidade da maioria das comunidades que dependem principalmente dos
ministros ordenados vindos de outras comunidades.
Como, de momento, não se tem uma
solução para o problema, o Espírito de Deus suscitou muitas lideranças leigas
para suprir, ao menos em parte, a ausência dos ministros ordenados nas
comunidades. Assim, a celebração de domingo, na ausência do padre, tem
características e valor teológico-litúrgico-pastoral próprios.
A maioria dessa comunidades celebra a
ao redor da Palavra de Deus e tem como características:
a) Não se trata de uma reunião qualquer, mas de uma
“assembléia litúrgica”: é assembléia do povo sacerdotal, profético e régio. Sem
assembléia litúrgica, não há Igreja. Cristo realmente está presente quando a
comunidade se reúnde, ora e canta (cf. SC 7). A Igreja cresce e se constróis ao
escutar a Palavra de Deus.
b) Essa assembléia não está reunida para uma simples
oração ou para um estudo, mas para realizar uma verdadeira “ação litúrgica”.
Como tal, é celebração do mistério pascal, celebração renovadora da aliança;
c) É celebração da obra do Criador (primeiro dia),
antecipação da realidade escatológica (oitavo dia);
d) É celebração dos mistérios do Senhor ao longo do ano
litúrgico;
e) É Cristo quem fala quando se lê a Sagrada Escritura
na comunidade reunida. Cristo está sempre presente em sua Palavra, por isso a
Palavra é viva, eficaz. As celebrações da Palavra se constituem assim em
memória reveladora dos acontecimentos maravilhoso da salvação;
f) Além das leituras, a celebração comporta gestos e
ações simbólicas que expressam e comunicam a graça que nos vem da Páscoa de
Cristo;
g) Pela “oração” expressa-se e intensifica-se nossa
comunhão com o Pai, por Cristo, no Espírito Santo; participamos no sacerdócio
de Jesus Cristo, que glorifica o Pai e intercede por todos.
h) A celebração da Palavra de Deus tem garantido o
crescimento na fé e no compromisso com o Reino;
i) Muitas dessas assembleias dominicais realizam a
liturgia da Palavra a modo de leitura orante (lectio divina) comunitária.
j) Nessas comunidades, existe ainda a possibilidade de
se viver relações eclesiais mais informais, fraternas, igualitárias.
k) Coordenada por leigos essas celebrações são em geral
mais populares e espontâneas, quase que naturalmente se faz a ligação da
liturgia com a vida e é realizada a simbiose entre liturgia e “piedade
popular”;
l) A celebração dominical da Palavra permite a cristãos
e cristãs de várias Igrejas celebrar juntos o dia do Senhor, de forma
“ecumênica” (cf. CNBB, Doc. 52,19);
m) As celebrações do domingo ao redor da Palavra de
Deus “culminam na celebração eucarística” que deverá ser assegurada sempre que
possível. De fato, nenhuma comunidade cristã se constrói sem ter a sua raiz e o
seu centro na celebração eucarística (cf. CNBB, Doc. 52,30).
O texto trabalha os elementos
indispensáveis e possíveis esquemas de celebração que são basicamente estes: Ritos
iniciais; Liturgia da Palavra; Louvor e ação de graças e Ritos finais. A
celebração da Palavra (e do Ofício Divino) em sua forma simples é ação
litúrgica completa. No entanto, muitas comunidades incluem a distribuição da
sagrada comunhão. A distribuição da comunhão, porém, não substitui a missa.
A autora sugere também que pode haver
partilha de alimentos na celebração da Palavra, pois tem algo de memória de
Jesus. É também um momento importante de louvor e ação de graças. Lembrando,
porém, que a ação de graças por excelência é a oração eucarística.
As comunidades são comumente
presididas ou coordenadas por mulheres. Na pratica pastoral, o ministério de
coordenação é assumido majoritariamente por mulheres. Quem assume essa função
de coordenação e presidência coordena a celebração e também a equipe de
ministros (salmistas, leitores...); assegura a unidade dos participantes da
assembléia; é sinal vivo da relação da comunidade com Deus; garante a partilha
da Palavra de Deus; cuida para que fiquem bem ligados; faz a ponte entre a
comunidade local e outras comunidades, Igreja local e universal.
Grosso
modo, esse capítulo procura mostrar que
nenhuma comunidade cristã deve ficar sem assembléia dominical para celebrar o
dia do Senhor. Encontrando, na celebração da Palavra ou com a celebração de um
Ofício Divino, incluindo as leituras bíblicas do dia um meio legítimo de
celebrar o mistério da fé.
****
Evidentemente que não nos consideramos como "competentes autoridades" às quais se refere a DV, n. 65, contudo acreditados ter suficientes elementos para oferecer um pequeno modelo de Celebração da Palavra A presente sugestão foi elabora pelo S. Magnus Petry, sdb. Clique aqui para fazer o download.
Orientações:
* Os arquivos estão em PDF, caso o seu computador não possua o programa correto, pode-se baixar o Foxit PDF Reader que um programa mais leve e fácil de usar que o ADOBE - clique aqui.
** Para baixar você pode clicar com o botão esquerdo do mouse, esperar abrir e aí clicando com o botão direito escolher a opção "salvar como" OU clicar com o direito na opção "clique aqui" e depois escolher a opção "salvar link como".
*** Qualquer dúvida, crítica ou sugestão entre em contato conosco (dfbelotto@yahoo.com.br) ou deixe um comentário.
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[1] Resenha do seguinte capítulo BUYST, Ione. Celebração Dominical da Palavra. In. ______; Manoel João Francisco. O mistério celebrado:
memória e compromisso II. São Paulo: Paulinas; Valencia, ESP: Siquem, 2004,
pp. 123-135.
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