terça-feira, 1 de novembro de 2011

CELEBRAÇÃO DA PALAVRA


A exortação apostólica pós-sinodal Verbum Domini (VD) do Santo Padre Bento XVI sobre a "Palavra de Deus (do Senhor)" a partir do n. 64 traz algumas sugestões e propostas concretas para a animação litúrgica. Uma delas refere-se às Celebrações da Palavra de Deus (VD, n. 65). O papa pede para que se difunda nas comunidades momentos de celebração da Palavra, pois são momentos privilegiados de encontro com o Senhor.  Bem, como são vivamente recomendadas "nas comunidades onde não é possível, por causa da escassez de sacerdotes, celebrar o Sacrifício Eucarísticos nos dias festivos de preceito." (Cf. também a exortação apostólica pós-sinodal Sacramentum caritatis, n. 75 sobre as assembleias dominicais na ausência do sacerdote). Nesse sentido trazemos o resumo de um capítulo do livro O mistério celebrado: memória e compromisso II (cf. nota) e ao final uma proposta de Celebração da Palavra para comunidades onde nem sempre há presença do sacerdote ou mesmo para grupos juvenis.

Celebração Dominical da Palavra[1]

O texto começa com a constatação de que no Brasil mais de 70% das comunidades que costumam reunir-se aos domingos não celebram a eucaristia e, na maioria das vezes são comunidades vivas. Isso gera o questionamento: como se pode solucionar este problema?
Bust apela para a antiga tradição: quem preside a comunidade, também preside a eucaristia. Assim, cada comunidade deveria dispor nos ministérios de que necessita para a sua vida pastoral “cotidiana” e que os ministros deveriam ser da própria comunidade. Essa, porém, não é a realidade da maioria das comunidades que dependem principalmente dos ministros ordenados vindos de outras comunidades.
Como, de momento, não se tem uma solução para o problema, o Espírito de Deus suscitou muitas lideranças leigas para suprir, ao menos em parte, a ausência dos ministros ordenados nas comunidades. Assim, a celebração de domingo, na ausência do padre, tem características e valor teológico-litúrgico-pastoral próprios.
A maioria dessa comunidades celebra a ao redor da Palavra de Deus e tem como características:
a)    Não se trata de uma reunião qualquer, mas de uma “assembléia litúrgica”: é assembléia do povo sacerdotal, profético e régio. Sem assembléia litúrgica, não há Igreja. Cristo realmente está presente quando a comunidade se reúnde, ora e canta (cf. SC 7). A Igreja cresce e se constróis ao escutar a Palavra de Deus.
b)    Essa assembléia não está reunida para uma simples oração ou para um estudo, mas para realizar uma verdadeira “ação litúrgica”. Como tal, é celebração do mistério pascal, celebração renovadora da aliança;
c)     É celebração da obra do Criador (primeiro dia), antecipação da realidade escatológica (oitavo dia);
d)    É celebração dos mistérios do Senhor ao longo do ano litúrgico;
e)    É Cristo quem fala quando se lê a Sagrada Escritura na comunidade reunida. Cristo está sempre presente em sua Palavra, por isso a Palavra é viva, eficaz. As celebrações da Palavra se constituem assim em memória reveladora dos acontecimentos maravilhoso da salvação;
f)      Além das leituras, a celebração comporta gestos e ações simbólicas que expressam e comunicam a graça que nos vem da Páscoa de Cristo;
g)    Pela “oração” expressa-se e intensifica-se nossa comunhão com o Pai, por Cristo, no Espírito Santo; participamos no sacerdócio de Jesus Cristo, que glorifica o Pai e intercede por todos.
h)    A celebração da Palavra de Deus tem garantido o crescimento na fé e no compromisso com o Reino;
i)       Muitas dessas assembleias dominicais realizam a liturgia da Palavra a modo de leitura orante (lectio divina) comunitária.
j)      Nessas comunidades, existe ainda a possibilidade de se viver relações eclesiais mais informais, fraternas, igualitárias.
k)     Coordenada por leigos essas celebrações são em geral mais populares e espontâneas, quase que naturalmente se faz a ligação da liturgia com a vida e é realizada a simbiose entre liturgia e “piedade popular”;
l)       A celebração dominical da Palavra permite a cristãos e cristãs de várias Igrejas celebrar juntos o dia do Senhor, de forma “ecumênica” (cf. CNBB, Doc. 52,19);
m)  As celebrações do domingo ao redor da Palavra de Deus “culminam na celebração eucarística” que deverá ser assegurada sempre que possível. De fato, nenhuma comunidade cristã se constrói sem ter a sua raiz e o seu centro na celebração eucarística (cf. CNBB, Doc. 52,30).

O texto trabalha os elementos indispensáveis e possíveis esquemas de celebração que são basicamente estes: Ritos iniciais; Liturgia da Palavra; Louvor e ação de graças e Ritos finais. A celebração da Palavra (e do Ofício Divino) em sua forma simples é ação litúrgica completa. No entanto, muitas comunidades incluem a distribuição da sagrada comunhão. A distribuição da comunhão, porém, não substitui a missa.
A autora sugere também que pode haver partilha de alimentos na celebração da Palavra, pois tem algo de memória de Jesus. É também um momento importante de louvor e ação de graças. Lembrando, porém, que a ação de graças por excelência é a oração eucarística.
As comunidades são comumente presididas ou coordenadas por mulheres. Na pratica pastoral, o ministério de coordenação é assumido majoritariamente por mulheres. Quem assume essa função de coordenação e presidência coordena a celebração e também a equipe de ministros (salmistas, leitores...); assegura a unidade dos participantes da assembléia; é sinal vivo da relação da comunidade com Deus; garante a partilha da Palavra de Deus; cuida para que fiquem bem ligados; faz a ponte entre a comunidade local e outras comunidades, Igreja local e universal.
Grosso modo, esse capítulo procura mostrar que nenhuma comunidade cristã deve ficar sem assembléia dominical para celebrar o dia do Senhor. Encontrando, na celebração da Palavra ou com a celebração de um Ofício Divino, incluindo as leituras bíblicas do dia um meio legítimo de celebrar o mistério da fé.
****

Evidentemente que não nos consideramos como "competentes autoridades" às quais se refere a DV, n. 65, contudo acreditados ter suficientes elementos para oferecer um pequeno modelo de Celebração da Palavra A presente sugestão foi elabora pelo S. Magnus Petry, sdb. Clique aqui para fazer o download.


Orientações:

* Os arquivos estão em PDF, caso o seu computador não possua o programa correto, pode-se baixar o Foxit PDF Reader que um programa mais leve e fácil de usar que o ADOBE - clique aqui.
** Para baixar você pode clicar com o botão esquerdo do mouse, esperar abrir e aí clicando com o botão direito escolher a opção "salvar como" OU clicar com o direito na opção "clique aqui" e depois escolher a opção "salvar link como".
*** Qualquer dúvida, crítica ou sugestão entre em contato conosco (dfbelotto@yahoo.com.br) ou deixe um comentário.

[1] Resenha do seguinte capítulo BUYST, Ione. Celebração Dominical da Palavra. In. ______; Manoel João Francisco. O mistério celebrado: memória e compromisso II. São Paulo: Paulinas; Valencia, ESP: Siquem, 2004, pp. 123-135.

Nenhum comentário: