sexta-feira, 24 de maio de 2013

Hoje 24 de maio a Igreja celebra a festa de Nossa Senhora Auxiliadora


Veronese - Batalha de Lepanto - Gallerie dell'Accademia, Veneza
Historicamente, a difusão do título de Maria "Auxílio dos Cristãos", começou ao redor de 1558, quando esta invocação era mencionada nas ladainhas que se recitavam no santuário de Loreto (Itália). Estas foram aprovadas pelo Papa Clemente VIII em 1601.

Entretanto, são três datas as que marcam a divulgação universal da devoção à Santíssima Virgem sob o título de Auxiliadora dos Cristãos, sendo a primeira desta em 7 de outubro de 1571, dia da batalha de Lepanto. À época governava e guiava a Igreja o Papa Pio V.

Nessa ocasião, a frota cristã venceu os turcos com o Auxílio de Maria. Depois da vitória, propagou-se a invocação de "Maria Auxílio dos Cristãos", de boca dos soldados sobreviventes de Lepanto, difundindo-se por toda a Europa.

A segunda data importante é 12 de setembro de 1683 quando o rei da Polônia, Juan Sobieski, apesar de contar com um exército inferior em forças, mas encomendando-se à ajuda de Maria Auxiliadora, venceu o exército russo.

Finalmente em 24 de maio de 1814, o Papa Pio VII, libertado da prisão napoleônica pela intervenção da Virgem Maria, entrou triunfante em Roma. Al
guns meses mais tarde, instituiu a festa de "Maria Auxiliadora".

Fonte: ACI DIgital

Nenhum comentário: