sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Onde estão os caras-pintadas?

Diante da atual crise política não consigo mais conter minha indignação, talvez mais que minha indignação; talvez a vergonha desta farsa que é a política brasileira e que ousamos chamar, irônica e sarcasticamente de democracia. E ousamos mais, dizemos que vivemos num Estado Democrático de Direito. Não fosse a o Senado para nos lembrar disso o que seria de nós? Surge para nos orgulhar, ainda mais o escândalo da fé. Talvez aqui valha lembrar a frase de Jesus dita nos evangelhos: “É impossível que não haja escândalos, mas ai daquele por quem eles vêm! Melhor lhe seria que se lhe atasse em volta do pescoço uma pedra de moinho e que fosse lançado ao mar, do que levar para o mal a um só destes pequeninos. Tomai cuidado de vós mesmos. Se teu irmão pecar, repreende-o; se se arrepender, perdoa-lhe.” (Lc 17, 1-3). Em nossos dias são poucos, porém, os arrependidos!
Interessa-nos neste momento o fato de que o Senado brasileiro está desmoralizado, a opinião publica é mera opinião e de púbica não tem nada, antes é uma clara opinião privada que muda de acordo com os interesses das diversas emissoras de TV, jornais, rádios, entre outros. Que se poderá dizer das diversas câmaras de deputados e de vereadores? Ou mesmo dos nossos governantes? Ou ainda do poder judiciário? Não irei me assustar se amanhã estiver estampado na capa de todos os grandes jornais que a honestidade virou crime.
Sarney não é o culpado de tudo isso, ele apenas representa um sistema que está todo putrefato e corroído pela legitimação, ilegítima da corrupção aprovada em ato secreto. Sarney é só a marolinha do grande tsunami da sujeira e do interesse das forças ocultas que estão no subsolo do Estado Brasileiro.
Enquanto isso, a revista Veja (ed. 2125 – ano 42 – nº 32 – 12 de agosto de 2009) tem como uma de suas matérias “a decepção dos ex-caras-pintadas com os rumos da política”. Você pode então se perguntar tem que ver o quê essa matéria com o nosso tema: tudo e nada. “Tudo” porque mostra que houve um tempo que se acreditava na possibilidade de um país melhor, que se lutava por isso, saia-se às ruas para exigir mudanças... “Nada” porque é justamente isso que os “ex” estão fazendo. Onde estão os caras-pintadas de ontem? Estão em seus empregos ou desempregados, em seus carros ou carroças, em suas casas ou casebres, estão deixando de sair às ruas. Sairiam às ruas novamente? Talvez nem saibam mais pelo que lutaram e pelo que lutar.
E os novos caras-pintadas, onde estão? Esses somos nós, mais interessados em nos mesmos. Esses somos nós aqui escrevendo um artigo que revela indignação e sofrimento, vergonha e frustração. Esses somos eu e você aqui sentados sem fazer nada, porque talvez nem sequer saibamos que um dia alguém pintou os rostos de verde e amarelo para mudar o país e não para ver uma partida de futebol e sentir-se o maior patriota de todos os tempos. Esses somos nós.... E, assim, “para o triunfo do mal basta que os bons façam nada” (Edmund Husserl).

Um comentário:

Ricardo disse...

é isso ai!!!...o povo fala e fala...mas não faz nada tambem. que saudade desse tempo, que o povo mostrava sua reação!!!..é preciso os brasileiros se mexerem pra fazer alguma coisa...se não vai muito mais escandalos por ai..aguardem